Uma estratégia muito utilizada nas operações logísticas de transporte é a consolidação de cargas. O processo funciona com a inclusão de diferentes mercadorias em um mesmo caminhão, para garantir o aproveitamento do espaço. Pensando nisso, fica a pergunta: como a consolidação pode ser fundamental para a eficiência da gestão de transportes?
O primeiro ponto a se pensar é na otimização dos recursos usados para a entrega das cargas. Quando ocupamos o espaço total, reduzimos os custos, já que menos carregamentos de veículos precisarão ser feitos. Isso pode ser combinado com várias entregas de um mesmo remetente ou de diferentes empresas.
Claro que, para que seja eficiente, é fundamental que se pense em organização e planejamento. Afinal, deve ser levada em consideração a logística: endereços das entregas, trajetos, paradas necessárias, tamanhos e pesos das cargas. Além disso, é necessário que se distribua cada mercadoria em uma ordem que não atrapalhe o descarregamento e a entrega das restantes.
É sempre importante lembrar que quando se consolida cargas, deve-se ter cuidado com cargas sensíveis e ter em mente a checagem da frota. Com isso, a consolidação pode ser feita da melhor forma possível, trazendo vantagens para o negócio, como: diminuição de custos, cargas bem distribuídas, melhor logística, entre outras.
Compartilhe esse post!