Fazer uma entrega dentro do prazo e sem nenhuma avaria à carga é o objetivo de todo gestor de logística de transporte. Por mais que se faça uma boa gestão e um planejamento eficiente, imprevistos acontecem e são até comuns no mercado. Nessas horas, a otimização pode se tornar um importante aliado.
Quando você otimiza o trabalho, consequentemente isso traz melhores resultados. Padronizar os processos logísticos da empresa é uma forma eficaz de otimização, sendo fundamental para a rentabilidade, a qualidade no serviço ofertado e a satisfação do cliente final. Pensando nisso, é possível tomar algumas decisões que auxiliam nesse processo. Separamos cinco dicas interessantes para aplicar:
1) Agregar sistemas de gestão
Os sistemas de gestão são ferramentas informatizadas que automatizam processos. Isso porque, armazenam dados e auxiliam em todas as etapas da cadeia de distribuição. É também uma forma de controlar as operações e minimizar falhas.
2) Investir em tecnologias
A tecnologia se complementa aos sistemas de gestão. Hoje em dia, temos acesso a muitos recursos que devem ser utilizados, pois os novos softwares ajudam na integração dos processos.
3) Ter planejamento
Uma das principais dicas é ter tudo planejado minuciosamente. Só dessa forma, o controle de toda a cadeia será possível. Isso significa ter conhecimento de tudo que entra e sai, de quantidades e prazos.
4) Elaborar roteiros de entrega
Os roteiros de entrega podem ser eficientes principalmente para que os prazos sejam cumpridos e para que seja possível fazer a consolidação de cargas. Se entrega mais em menos tempo, sem comprometer a qualidade.
5) Fazer monitoramento constante
Para muita gente o monitoramento pode significar o final do processo. No entanto, ele é o processo inteiro. Monitorar significa entender tudo o que ocorre e conseguir reverter imprevistos a tempo, sem que isso gere um problema ou uma crise.
Compartilhe esse post!